Soluções

No final dos anos 90, Vancouver, uma cidade na costa leste do Canadá, assistiu a um enorme aumento no consumo de drogas injetáveis e respetivas consequências, como infeções por VIH e overdoses. Os líderes da cidade perceberam que a penalização não era a solução indicada - adotaram uma estratégia de droga baseada nos quatro pilares para lidar com este problema. Assista ao nosso vídeo para saber mais sobre as estratégias revolucionárias de Vancouver - InSite, a primeira sala de consumo assistido na América do Norte e OnSite, o centro de desintoxicação e serviços sociais!

Watch the movie!

Copenhaga alberga milhares de consumidores de heroína sem-abrigo. As mortes por overdose e o consumo de drogas chocavam a população. Agora, existe na cidade uma sala de consumo assistido móvel, para que os utilizadores de drogas não consumam nas ruas, mas sim num local seguro onde as mortes por overdose podem ser evitadas. Assista ao vídeo do HCLU/Drugreporter!

Watch the movie!

Frankfurt é uma das capitais Europeias da Redução de Riscos. Durante um certo período, as ruas eram locais de consumo a céu aberto - no início dos anos 90, a cidade inaugurou salas de consumo assistido para reverter as epidemias de overdoses e VIH. Alguns grupos de utilizadores de drogas, denominados Feger Flotte, dedicam-se a recolher material relacionado com drogas das ruas.

Foto: Frankfurter Neue Presse, Rüffer

Zurique tinha vários locais de consumo a céu aberto no início dos anos noventa, mas a cidade adotou uma estratégia de drogas baseada nos quatro pilares e introduziu novos serviços de redução de riscos, como as salas de consumo assistido. No presente, a situação encontra-se normalizada. A abordagem do país foi bem-sucedida, reduzindo o número de mortes e o sofrimento dos indivíduos, bem como os resíduos e distúrbios associados ao consumo. Assista ao vídeo do HCLU/Drugreporter!

Watch the movie!

Barcelona abriu salas de consumo assistido em todos os distritos, de forma a oferecer locais alternativos para os utilizadores de drogas que consumiam nas ruas. Apesar de, numa fase inicial, serem contra esta estratégia, os residentes perceberam que esta abordagem era eficaz na redução dos problemas associados ao consumo de drogas na sociedade em geral.

Watch the movie!