Sófia

Existem milhares de utilizadores de drogas injetáveis em Sófia, muitos deles vivendo em situação de pobreza, nos arredores da cidade. A maioria dos indivíduos é de etnia Cigana, uma fração da população que regista um elevado número de desempregados e sem-abrigo. Muitos deles injetam-se nas ruas, em condições de risco e sem acesso a seringas esterilizadas - as farmácias recusam-se a fornecer este tipo de material e existe apenas uma organização que fornece este serviço. Os locais de consumo a céu aberto e os resíduos resultantes dos mesmos instigam vários conflitos nos bairros, ao mesmo tempo que os meios de comunicação sensacionalistas "alimentam" as intervenções policiais.
Fonte: Wikipedia

A Bulgária tem algumas das leis mais severas da União Europeia. Num país com cerca de 8 milhões de habitantes, 800 pessoas são presas anualmente devido a delitos relacionados com drogas. As prisões não são a melhor solução para manter as pessoas longe das drogas. De acordo com as estimativas das autoridades prisionais, mais de 20% dos reclusos é dependente de drogas e muitos deles continuam a exibir padrões problemáticos dentro dos estabelecimentos prisionais. O receio de serem presos leva muitos utilizadores de drogas a consumirem de forma perigosa e verem-se livres das seringas o mais depressa possível.

Dados recentes apontam para uma tendência preocupante no que diz respeito às infeções entre utilizadores de drogas. Em 2004, registaram-se 74 casos de infeção por VIH e em 2012, o número chegou aos 157. A taxa de infeção devido ao vírus da Hepatite C excede os 70%. Os custos da prevenção do VIH e da Hepatite C são menores do que os custos associados ao tratamento. De momento, não há nenhuma estratégia implementada em Sófia e a autoridade local não disponibiliza fundos para a prevenção, o tratamento e a redução de riscos. Por favor, ajude-nos a convencer os decisores políticos a ouvirem os profissionais e a agirem, de forma a reduzir os riscos associados ao consumo de drogas - assine a nossa petição!
O nosso parceiro Búlgaro é a Initiative for Health Foundation. Para mais informação relativamente à situação que se vive na Bulgária, por favor assista ao vídeo realizado pelo Drugreporter e a Initiative for Health Foundation. https://www.youtube.com/watch?v=YbQYOw_8g54

Petição

Se apoia a nossa campanha para tornar as nossas cidades mais seguras, por favor assine a nossa petição!